ABCZ: vendas de carne aos EUA ajudarão na conquista de novos mercados

 

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Claudio Paranhos, afirmou que a abertura do mercado dos Estados Unidos à carne bovina in natura é selo de qualidade para o produto brasileiro. "A notícia vai nos ajudar na conquista de novos mercados, como Coreia, Japão e México. Há também toda a Ásia e até a Europa, que já estava olhando diferente o Brasil quando aguardávamos ainda a decisão do mercado", afirmou.

Paranhos diz que o volume previsto de 100 mil toneladas por ano é relevante, mas o mais importante é a chancela que o País terá nas negociações com outros mercados. Para o executivo, o segundo passo é conseguir o aval dos Estados Unidos ao material genético nacional.

Nesta terça-feira, 30, o presidente da ABCZ se reunirá em Brasília (DF) com representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária para iniciar a construção de uma estratégia para vender genética ao mercado norte-americano. "Precisamos saber direitinho quais são os pontos que precisam ser ajustados entre os dois países, tanto em aspectos sanitários quanto comerciais", ressaltou.

Ele lembrou que, durante a ExpoZebu 2015, realizada no início do mês passado, o senador norte-americano pela Flórida Javier D. Souto mostrou o interesse do país em adquirir o material genético nacional, como sêmen e embriões zebuínos. Paranhos não prevê prazo para que as negociações comecem, mas disse contar com o apoio do Ministério da Agricultura nas conversas bilaterais.

Fonte: Globo Rural