ABCZ prestigia posse de diretoria da FPA

 

O vice-presidente da ABCZ, Gabriel Prata Rezende, os diretores Rivaldo Machado Borges Júnior e Silvio de Castro Cunha Júnior, juntamente com o representante da ABCZ em Brasília, Silvio Queiroz Pinheiro, prestigiaram a posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ontem (23/02), em Brasília.

A FPA, a maior frente parlamentar formada no Congresso, com quase 300 deputados e senadores, agora é presidida pelo deputado Marcos Montes. Além do grupo de representantes da ABCZ, mais de 500 convidados, entre ministros de Estado, lideranças do setor rural e congressistas, estiveram presentes na solenidade.

Marcos Montes Cordeiro, que é natural do Triângulo Mineiro e tem sua base política em Uberaba, mantém muita proximidade com a ABCZ. Em suas declarações para a imprensa e no site oficial, ele diz que apesar do agronegócio ser hoje, o único segmento que mantém o equilíbrio da balança comercial brasileira, está também, a exemplo de outros setores da economia, passando por momentos difíceis.

“Minha gestão vai trabalhar pelo fortalecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e das entidades que representam os produtores rurais em todos os cantos do Brasil, sem esquecer o interior” – diz Marcos Montes.

A parte de posicionamento político pessoal de oposição, o presidente eleito da FPA reforça em seus depoimentos à imprensa que a entidade que vai presidir na gestão 2015/2016 é suprapartidária e será conduzida na nessa linha.

“Esperamos, que, a partir de agora, sob o comando da ministra Kátia Abreu, o Ministério da Agricultura recupere seu status de primeiro escalão. Estou assumindo, provavelmente - fora as mesas diretoras da Câmara e do Senado, um dos cargos mais importantes em termos de representatividade no Congresso Nacional” – destaca Marcos Montes.

MAIS DA METADE DOS DEPUTADOS FEDERAIS TEM LIGAÇÕES COM O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Além do presidente, a diretoria da FPA é formada por um vice do Senado e um da Câmara, além de vices-presidentes que representam as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul, e ainda, por secretário e coordenadores político, jurídico e institucional. Fundada em 1995, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) é considerada uma das mais atuantes e influentes no Congresso Nacional e tem por principais objetivos estimular e ampliar as políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional. A posse, neste dia 24 de fevereiro, foi o primeiro evento a reunir a nova composição do colegiado. Levantamento feito pela própria entidade aponta que a bancada ruralista no Congresso saiu fortalecida nas eleições de 2014. No caso da Câmara, pelo menos 263 dos 513 deputados federais eleitos são ligados ao setor. Em resumo: a maioria. Desse total, mais de 120 são novos deputados ligados ao setor.