IBGE mapeia áreas relacionadas a selos de qualidade e garantias de procedência de produtos nacionais

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança hoje o Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, fruto de uma parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O mapa integra as informações cartográficas referentes aos selos de qualidade e às garantias de procedência de produtos nacionais, chamados Selos de Indicação Geográfica, localizando as regiões de origem dos 39 produtos e serviços nacionais certificados.

O Selo de Indicação Geográfica (IG) remete à localização de origem e às condições especiais da fabricação de produtos, permitindo que os consumidores tenham a certeza de que estão adquirindo um produto diferenciado pela qualidade da sua procedência, além de valorizar a cultura local e fomentar atividades turísticas.

No Brasil, já se encontram consagradas Indicações Geográficas como, por exemplo, os vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos, a carne bovina do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional e o camarão da Costa Negra.

O Mapa das Indicações Geográficas do Brasil foi gerado a partir da integração das áreas de Indicação Geográfica, cujos perímetros foram definidos pelos arranjos produtivos locais (associações, sindicatos, cooperativas), e a Base Cartográfica Contínua, ao milionésimo, do mapeamento do IBGE.

Fonte: IBGE, adaptada pela Equipe BeefPoint.