A NOMA AGROPECUÁRIA sempre trabalhou para fornecer os melhores produtos de forma ética, legal e sustentável ao mercado. Baseado nesses princípios a Integração Lavoura Pecuária (ILP) se encaixou perfeitamente nesse conceito. Esse sistema iniciou-se em 2016 com o objetivo de recuperar as  áreas de pastagens degradadas, porém com o tempo a ILP provou ser muito mais do que somente uma etapa de recuperação de pastagens, e sim uma tecnologia geradora de lucro e sustentabilidade ao sistema de produção.

                A ILP recupera e reforma as áreas de pastagens degradadas, de forma mais eficiente e lucrativa, pois fornece uma forragem de  qualidade superior ao gado. Sendo possível aumentar sua taxa de lotação animal e consequentemente o desempenho animal, reduzindo à idade ao abate.

           Essa rotação de culturas, lavoura e forrageira, resulta numa deposição de diferentes nutrientes no solo.  A decomposição dos restos culturais provenientes das lavouras de soja, milho, arroz  (palhadas, raízes, etc..) fornece ao solo uma grande quantidade de matéria orgânica, que favorece à atividade microbiana trazendo assim uma ciclagem de nutrientes  fazendo  com que haja uma manutenção das propriedades físico-químicas do solo, melhorando efetivamente a fertilidade e produtividade do mesmo.

            Outro benefício da ILP é nos permitir visualizar o retorno direto de lucro, através da produção de grãos, que podem ser comercializados ou utilizados para produção de ração na propriedade. Outro ponto importante é a produção de alimento  volumoso para o rebanho que é de extrema importância para utilização em estratégias  de recria e terminação nos períodos secos do ano . E por fim a produção de pastagem  de alta qualidade na época de seca, que todo ano é uma grande “pedra no sapato” dos produtores. Possibilitando um ciclo completo de alimentação para os animais e diminuindo muito a dependência por insumos externos.

              Além de todos esses fatores ainda é possível obter a redução nos custos de produção tanto na parte agrícola quanto na pecuária. Parte  dos  fertilizantes fornecidos ao   solo durante a lavoura, ainda permanecem disponíveis ao pasto, necessitando assim menos fertilizantes para a manutenção da pastagem. Com essa diversificação de culturas há uma quebra no ciclo de pragas, doenças e plantas daninhas, diminuindo consideravelmente o gasto com defensivos agrícolas. Com a utilização ILP, os problemas causados com erosões são anulados pois as raízes formam um agregado junto ao solo, não permitindo que a chuva o carreie . As raízes que apodrecem, formam pequenos canais que favorecem a descida de água e nutrientes no perfil do solo. E todo esse sistema proporciona uma otimização de mão de obra e maquinários.

              Hoje  ILP é  uma técnica indispensável para o sistema de produção da fazenda, uma vez que no decorrer do ano existe forragem  de boa  qualidade a ser fornecido  aos animais, refletindo em  ganho de  produção por área e  carne de qualidade.

CHÁCARA OLHO DÁGUA
Estrada Atalaia, Lote 36 CEP 87160-000
Mandaguaçu - Paraná - Brasil
(44) 99986-9906
contato@nomaagropecuaria.com.br


ESCRITÓRIO CENTRAL
Avenida Colombo, 3060 CEP 87030-010
Maringá - Paraná - Brasil
(44) 3226-5050
contato@nomaagropecuaria.com.br

FAZENDA ENTRE RIOS LH 07 KM 03 Zona Rural CEP 76935-000 CAIXA POSTAL 32 - São Francisco do Guaporé Rondônia - Brasil (69) 98484-4080 (69) 98407-8384 contato@nomaagropecuaria.com.br